Tipos de Papel – Quais são os PRINCIPAIS Tipos de Papel para Impressão!

Na hora de preparar um projeto gráfico, é preciso pensar qual será o papel que ele será impresso. Existem diversos tipos de papel, mas você conhece quais são os principais e quais são os mais adequados tipos de papel para impressão?
Veja a seguir o artigo completo com os principais tipos de papel para impressão que a BrotherConnecta preparou para te ajudar a aprender mais sobre qual o papel mais adequado Usar! Vamos lá?
Como escolher o Tipo de Papel adequado?
Antes de escolher o tipo de papel, é necessário observar dois aspectos importantes: o formato e a gramatura do papel.
Formatos de Papel
Existem diversos formatos de papel, no entanto, os mais conhecidos são aqueles do tipo A. Quanto maior o número, menor o tamanho da folha. São eles:
- A0: 84,1 cm x 118,9 cm;
- A1: 59,4 cm x 84,1 cm;
- A2: 42,0 cm x 59,4 cm;
- A3: 29,7 cm x 42,0 cm;
- A4: 21,0 cm x 29,7 cm;
- A5: 14,8 cm x 21,0 cm;
- A6: 10,5 cm x 14,8 cm;
- A7: 7,4 cm x 10,5 cm;
- A8: 5,2 cm x 7,4 cm;
- A9: 3,7 cm x 5,2 cm;
- A10: 2,6 cm x 3,7 cm.
Gramatura de Papel
A gramatura de um papel consiste na medida de peso que corresponde à densidade do papel – gramas por metro quadrado (g/m²). Geralmente, os papéis mais leves são mais finos, já os papéis mais pesados costumam ser mais grossos.
As principais gramaturas de papel são:
- 30g a 63g;
- 75g a 120g;
- 120g a 240g;
- 250g a 350g.
Tipos de Papel para Impressão

o tipo de papel mais comuns para impressão!
Papel Sulfite
Esse tipo de papel é o mais utilizado em escritórios e impressões comuns. Esse é o tipo de papel branco e não revestido, podendo ser de diversas cores e tamanhos, sendo o mais comum o formato A4.
O papel sulfite é produzido em escala industrial e, por ter muita versatilidade, apresenta-se adequado para inúmeras aplicações, tornando-se um dos mais conhecidos junto aos consumidores.
O nome sulfite foi dado a este papel porque, antigamente, o processo de cozimento da madeiras para a extração da celulose utilizava o elemento químico Sulfito de Cálcio (CaSO3) ou Magnésio (MGSO3). Por esse motivo, o nome sulfite (em inglês) vem da matéria prima do processo de fabricação.
Principais aplicações:
- Apostilas;
- Livros;
- xerox / copia / impressão
- Flyers;
- Cadernos;
- Agendas;
- Cartazes.
Você, com certeza, já ouviu alguém, em seu trabalho, perguntar algo como: “Tem papel officio na impressora?”. Ou então alguém dizer: “Tem que imprimir no papel mais grossinho, no vergê.”.
Estes exemplos demostram como o desconhecimento para coisas aparentemente triviais aliado ao costume do uso acaba por fazer prevalecer o entendimento embutido nessas frases. Perceba que “ofício” é um formato que nós brasileiros não usamos, e “vergê” diz respeito à textura (e não à gramatura). Equívocos como esses, ainda acontecem nos dias atuais.
O objetivo é esclarecer para que o suporte ao cliente seja cada vez mais qualificado e que você responsável pala manutenção das impressoras saiba desde a escolha do papel ao modelo da impressora adequada para o tamanho especifico, um bom papel evita desgastes prematuros e problemas de qualidade até atolamentos internos.
FORMATOS
Alguns formatos comparados ao A4 (210 x 297 mm):
• Carta (letter): 215,9 x 279,4 mm – mais largo e mais curto.
• Ofício (legal): 215.9 x 355,6 mm – mais largo e mais comprido.
• Tablóide: 279,4 x 431,8 mm – bem mais largo e mais comprido.
Tipos que fazem parte do nosso dia a dia:
Sulfite (ou apergaminhado) – É o papel que usamos normalmente em nossas impressoras caseiras. Áspero, branco e opaco, é ideal para documentos e leiautes de material publicitário em virtude de seu baixo custo.
Vergê – Texturizado, é o que costumamos utilizar em nossas impressoras quando queremos imprimir em papel mais grosso. Normalmente, vem em gramaturas de 150 gr ou 180 gr.
Cartolina – Utilizada em trabalhos escolares, avisos e cartazes manuais. Possui gramatura relativamente alta e cores diversas.
Couché – Utilizado, principalmente, em gráficas offset e gráficas rápidas. Possui uma textura mais lisa, e pode ser brilhoso ou fosco, dando ótimo acabamento a leiautes.
Offset – Utilizado em gráficas, semelhante ao sulfite, possui boa capacidade de absorção de tinta e alta resistência.
Papel manteiga e papel vegetal – Papéis utilizados para decalque em trabalhos escolares ou domésticos ou em trabalhos de arquitetura devido à sua transparência.
Papéis artísticos – Feitos para se trabalhar preferencialmente com desenho e pintura, como o vergê e o aquarela, em gramaturas que variam entre 180 gr e 300 gr.
Papel adesivo – Utilizado, normalmente, para a impressão de etiquetas de formato pronto em impressora caseira ou, em rolos, pela gráfica.
Design by BrotherConnecta